top of page
  • Foto do escritorDiego Maia

Mar calmo nunca fez bom marinheiro

Diego Maia traz uma reflexão valiosa sobre aprender a enxergar os desafios como aprendizado e não como problemas: mar calmo nunca fez bom marinheiro


mar calmo nunca fez bom marinheiro

Opa, aqui é o Diego Maia!


No tutorial para o sucesso de hoje, vou compartilhar com você uma frase que sempre me inspirou e me ensinou grandes lições ao longo da minha vida:


"Mar calmo nunca fez bom marinheiro".

Essa expressão, apesar de curta, traz consigo um poderoso ensinamento sobre a importância das adversidades e dos desafios que encontramos em nossas jornadas.


Como marinheiro da vida, aprendi que é nas águas turbulentas e tempestuosas que testamos nossa habilidade de navegar e encontrar o caminho certo. Assim como um barco precisa enfrentar as ondas para fortalecer seu casco e habilidades de navegação, nós também precisamos enfrentar os obstáculos e desafios que surgem em nosso caminho para nos tornarmos melhores versões de nós mesmos.


As adversidades são oportunidades de crescimento e aprendizado.


São elas que nos ensinam a ser resilientes, a encontrar soluções criativas e a desenvolver a coragem para enfrentar o desconhecido. Sem as dificuldades, não teríamos a chance de mostrar nossa força interior e superar nossos próprios limites.


Ao longo da minha jornada, encontrei inúmeros momentos de mar calmo. Embora possam ser agradáveis e reconfortantes, percebi que eles não me proporcionaram o mesmo crescimento e aprendizado que os momentos de tempestade. Foram nas situações desafiadoras que descobri minha verdadeira capacidade e pude expandir minha zona de conforto.


As experiências difíceis também nos conectam com nossa própria humanidade.


Ao enfrentar obstáculos, percebemos que todos somos vulneráveis e passíveis de cometer erros. Essa compreensão nos torna mais empáticos e compassivos em relação aos outros, criando laços mais profundos e genuínos com aqueles ao nosso redor.


No entanto, enfrentar as adversidades não significa que devemos buscar constantemente o caos ou nos colocar em situações desnecessariamente difíceis. A sabedoria está em encontrar o equilíbrio entre desafios saudáveis e momentos de descanso e reflexão. É importante reconhecer quando é necessário recuar e reabastecer nossas energias antes de voltar à ação.


Por essa e por outras, lembre-se sempre: "Mar calmo nunca fez bom marinheiro".


Abraçar as adversidades e os desafios como oportunidades de crescimento é o que nos torna marinheiros experientes e capazes de navegar com maestria em todas as situações. A vida é uma jornada de aprendizado e descobertas, e é nas águas mais turbulentas que encontramos os tesouros mais preciosos de nossas vidas.


Então, vamos içar as velas e seguir em frente com coragem, sabendo que cada tempestade é uma oportunidade de nos tornarmos melhores marinheiros e protagonistas de nossa própria história.


Pegou a visão? BóraVoar (ou, bóra navegar :-)


Escute o podcast BóraVoar, criado e apresentado por Diego Maia. Aperte o play!



Quem é Diego Maia?

Diego Maia é o palestrante motivacional de vendas mais contratado do país. Apontado pelo Google como melhor palestrante de vendas do Brasil, atua no mercado de palestras e treinamentos de vendas desde 2003.


Diego Maia também é empresário, comunicador, CEO do CDPV, criador da Academia de Vendas e escritor com sete livros publicados sobre vendas e gestão de vendas.


Uma das marcas que diferenciam o palestrante Diego Maia é sua abordagem humanizada das vendas. Em um mundo cada vez mais tecnológico, ele valoriza a importância das relações interpessoais e da empatia para o êxito nas vendas. Essa visão de que as pessoas são o cerne do processo de vendas ressoa com as empresas que buscam criar conexões genuínas com seus clientes e alcançar resultados sustentáveis no longo prazo.


“É o CPF quem compra, não o CNPJ!”, afirma Diego Maia

Diego Maia apresenta o podcast BóraVoar - Vendas, Otimismo e Empreendedorismo, programa que deu origem ao projeto editorial “Pílulas de Otimismo”, e está no ar em diversas emissoras de rádio FM e é apontado como o maior podcast de vendas do Brasil, com mais de 1800 episódios disponíveis gratuitamente no seu aplicativo de música favorito.


Você pode se interessar por estes conteúdos:







bottom of page