top of page
  • Foto do escritorDiego Maia

Nada é permanente, exceto a mudança

Hoje o recado do palestrante motivacional Diego Maia é sobre transformação


nada é permanente exceto a mudança, Diego Maia
Crédito: Michael Reichelt, Pixabay

Nada é, tudo está. É a versão moderna e atualizada do que diziam os grandes pensadores, os grandes filósofos, os grandes profetas da nossa história.


Heráclito, um filósofo nascido por volta do ano 540 antes de Cristo, dizia assim:


"Tudo o que existe está em transformação".



Nada é permanente, exceto a mudança


Ao longo da história da humanidade, uma das poucas certezas que sempre acompanhou nossas vidas é a impermanência. Em um mundo em constante fluxo, tudo está sujeito a mudanças contínuas, desde as estações do ano até as complexidades das sociedades e a trajetória individual de cada ser humano.


A frase "nada é permanente, exceto a mudança" ecoa como um lembrete poderoso da natureza transitória da existência e da inevitabilidade das transformações.

Nossa tendência natural é buscar a estabilidade e a permanência em todas as esferas da vida. Queremos construir relacionamentos duradouros, garantir a segurança financeira e conquistar realizações que resistam ao teste do tempo. No entanto, ao longo dos anos, aprendemos que até mesmo os elementos aparentemente sólidos e estáveis estão sujeitos à ação ininterrupta do tempo e das circunstâncias.


Olhar para o mundo ao nosso redor é testemunhar a dança perpétua da impermanência.


As estações mudam, as marés avançam e recuam, as plantas florescem e murcham. Observamos ciclos de nascimento e morte, crescimento e decadência, em uma constante renovação do tecido da vida.


A compreensão da impermanência é uma parte intrínseca da natureza humana, e sua aceitação sábia pode nos trazer maior tranquilidade e sabedoria.


Ao internalizarmos a ideia de que tudo está em constante mudança, podemos abraçar a vida com uma abertura de espírito renovada. Em vez de resistir às mudanças inevitáveis, podemos aprender a fluir com elas, adaptando-nos a novas situações com graça e flexibilidade.


A impermanência nos ensina que, assim como as árvores se curvam sob a pressão do vento, podemos nos moldar e crescer com cada desafio que enfrentamos.

É no reconhecimento da impermanência que encontramos a liberdade de nos desapegar do que não nos serve mais. Apegos excessivos a pessoas, lugares e ideias podem nos prender em ciclos de sofrimento e frustração. Aceitar que a mudança é inerente à vida nos permite liberar o passado e abraçar o presente com gratidão, ciente de que tudo está em constante movimento.


A percepção da impermanência também nos convida a valorizar cada momento presente como uma dádiva única. O tempo é um recurso precioso e finito, e cada instante é uma oportunidade fugaz para criar memórias, experiências e conexões significativas. Ao compreender que a vida é um fluxo constante, somos motivados a viver plenamente, com coragem e autenticidade.


Embora a impermanência possa trazer consigo a sombra da incerteza e da perda, também carrega a promessa de novos começos e oportunidades. O fim de um capítulo pode abrir as portas para o início de outro, oferecendo-nos a chance de evoluir e crescer em direção ao desconhecido. A impermanência é, portanto, uma fonte de esperança e renovação, uma oportunidade constante para nos reinventarmos e nos superarmos.


Ao abraçar a sabedoria da impermanência, podemos abrandar nossas ânsias por controle e segurança absolutos. Em vez de resistir ao fluxo da vida, podemos nos entregar com humildade e aceitação ao ritmo misterioso do universo. Apenas quando soltamos nossas amarras e permitimos que a mudança nos guie, encontramos a verdadeira liberdade interior.


Portanto, enquanto seguimos adiante em nossa jornada pela existência, que possamos carregar conosco a compreensão de que nada é permanente, exceto a mudança.


Sobre o autor Diego Maia


Diego Maia é apontado pelo Google como o melhor palestrante de vendas do Brasil.


Diego Maia é o palestrante motivacional de vendas mais contratado do país. Apontado pelo Google como melhor palestrante de vendas do Brasil, atua no mercado de palestras e treinamentos de vendas desde 2003.


Diego Maia também é empresário, comunicador, CEO do CDPV, criador da Academia de Vendas e escritor com sete livros publicados sobre vendas e gestão de vendas.


Uma das marcas que diferenciam o palestrante Diego Maia é sua abordagem humanizada das vendas. Em um mundo cada vez mais tecnológico, ele valoriza a importância das relações interpessoais e da empatia para o êxito nas vendas. Essa visão de que as pessoas são o cerne do processo de vendas ressoa com as empresas que buscam criar conexões genuínas com seus clientes e alcançar resultados sustentáveis no longo prazo.


Diego Maia apresenta o podcast BóraVoar - Vendas, Otimismo e Empreendedorismo, programa que deu origem ao projeto editorial “Pílulas de Otimismo”, e está no ar em diversas emissoras de rádio FM e é apontado como o maior podcast de vendas do Brasil, com mais de 1800 episódios disponíveis gratuitamente no seu aplicativo de música favorito.


Confira um vídeo do palestrante de vendas Diego Maia:







bottom of page