top of page
  • Foto do escritorDiego Maia

Como ser disciplinado

Diego Maia enfatiza: disciplina é o nome do jogo. E mostra como ser disciplinado em momentos de desânimo


como ser disciplinado, palestrante Diego Maia

Aqui é o Diego Maia e eu quero te falar uma coisa: você não se sentirá motivado todos os dias. Haverá momentos em que você irá querer desistir, irá querer empurrar as demandas com a barriga, desanimar. É da nossa natureza! Por isso que a disciplina é o nome deste jogo.


Normalmente, é nas horas de desânimo que a disciplina é realmente posta à prova, pois fazer as coisas somente quando se sente motivado é muito fácil! Difícil é fazer quando teu corpo e tua mentem lutam para desistir.


Mais do que talento ou motivação, o nome do nosso jogo é disciplina.

Disciplina é um tema sempre solicitado em minhas palestras de vendas. É importante ter disciplina em sua vida por vários motivos. Primeiro, se você quer ter sucesso em qualquer coisa que faça, seja sua carreira, hobby ou relacionamentos pessoais, você precisa ser capaz de seguir um plano e fazer as coisas acontecerem. Em segundo lugar, a disciplina pode ajudá-lo a manter o foco e evitar distrações. Também pode levar a uma melhor tomada de decisão e ajudá-lo a se manter organizado. Finalmente, ter disciplina pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, dando-lhe uma sensação de controle.


O disciplinado sempre está no controle, enquanto o indisciplinado vive de acordo com as marés, sujeito a todos os acontecimentos naturais da vida.


Ser disciplinado não é tão difícil como imaginamos!

É verdade, te garanto: não é tão difícil quanto você pensa. Assim como tudo na vida, é preciso prática e consistência para transformar a disciplina em um hábito.


5 dicas sobre como ser mais disciplinado em sua vida


  1. Estabeleça metas realistas para si mesmo e se esforce para alcançá-las.

  2. Faça um plano de ação e cumpra-o.

  3. Seja organizado e arrumado mental e fisicamente.

  4. Diga não às coisas que sabotarão seus objetivos ou o distrairão do que é importante.

  5. Persevere mesmo quando sentir vontade de desistir — lembre-se por que você começou esse caminho em primeiro lugar.


Os benefícios de ser disciplinado


Se há uma característica que o ajudará a ter sucesso na vida, é a disciplina. É a capacidade de seguir uma tarefa ou plano e levá-la até o fim, mesmo quando as coisas ficam difíceis. Nem sempre é fácil ser disciplinado, mas as recompensas valem a pena. Aqui estão alguns dos benefícios de ser disciplinado:

  1. Você alcançará seus objetivos. Quando você é disciplinado, você não deixa que nada atrapalhe a realização do que você se propôs a fazer. Você permanece focado e motivado, mesmo quando as coisas ficam difíceis. Isso significa que você tem mais chances de atingir seus objetivos do que se desistir ao primeiro sinal de dificuldade.

  2. Você terá mais sucesso com o tempo. Se você conseguir seguir um regime disciplinar, seja na sua vida pessoal ou profissional, você terá mais sucesso com o tempo. Isso ocorre porque cada vez que você supera um desafio e persevera, você constrói caráter e força que o ajudam a enfrentar desafios futuros com maior facilidade.

  3. Você desenvolverá hábitos melhores. Quando você é disciplinado sobre alguma coisa, seja malhar, comer de forma saudável ou acordar cedo, você acaba desenvolvendo hábitos melhores como resultado.


O que acontece quando você não é disciplinado


É fácil pensar que ser disciplinado tem tudo a ver com força de vontade. No entanto, se você já tentou seguir uma dieta, um plano de treino ou um planejamento de trabalho, sabe que há mais do que isso. A força de vontade é importante, mas é apenas uma parte da equação. A outra parte é entender o que acontece quando você não é disciplinado.


Existem dois tipos principais de pessoas no mundo e esta afirmação é de uma simplicidade absurda (ao mesmo tempo que é verdadeira): aquelas que são disciplinadas e aquelas que não são.


E embora os dois tipos de pessoas possam ter sucesso, há vantagens definitivas em ser disciplinado.


Se você não é disciplinado, é provável que seja reativo em vez de proativo. Isso significa que você espera que as coisas aconteçam e depois reage a elas em vez de tomar medidas preventivas de antemão.


Por exemplo, se você quiser entrar em forma, você pode começar a se exercitar somente depois de ganhar peso e suas roupas ficarem mais apertadas. Ou se sua meta é economizar dinheiro, você pode esperar até que sua conta bancária esteja baixa antes de reduzir os gastos.


Vendas é a mais indisciplinada de todas as profissões


Quando comparamos com qualquer outra profissão, é possível afirmar, infelizmente, que vendas normalmente é a mais indisciplinada de todas as profissões.


É uma pena que uma função tão importante nos negócios seja tão caótica e desorganizada. Em muitas empresas, não há regras, diretrizes e nenhum treinamento real para vendedores e a indisciplina impera. Espera-se que eles descubram os caminhos à medida que avançam. O resultado é muito desperdício de tempo, esforço e dinheiro.


Pelo lado da empresa, a solução para este problema é criar um treinamento continuado e não esporádico, que mostre "o que fazer" e o "como fazer".


Para o profissional, é fundamental ter aquilo que que chamo de "disciplina para ter disciplina". Mas, como? Te explico:


Registre em um planejamento o que deve ser feito e simplesmente faça!

As tentações vão surgir e as complicações de agenda também! Reorganize e siga!


Para manter a disciplina, reserve um tempo para si mesmo, apesar de uma agenda lotada


É essencial para manter a disciplina em sua vida ter momentos de celebração, diversão e relaxamento. Somos humanos, não máquinas! Ao fazer coisas como meditar, malhar e comer de forma saudável, você não está apenas melhorando seu bem-estar físico, mas também desenvolvendo hábitos que certamente serão transferidos para outras áreas da sua vida.


Também é importante definir metas e padrões realistas para si mesmo, para que você não fique sobrecarregado ou desanimado. E, finalmente, lembre-se de ser paciente e compreensivo consigo mesmo - afinal, ninguém é perfeito!


Conclusão sobre como ser disciplinado


“A disciplina é a ponte entre metas e realizações.” -Jim Rohn

Todos nós temos sonhos e aspirações. Mas, para alcançá-los, precisamos de disciplina. A disciplina nos dá o poder de controlar nosso destino. É a capacidade de adiar a gratificação e resistir às tentações de curto prazo para alcançar objetivos de longo prazo.


Muitas pessoas desistem de seus sonhos porque não têm disciplina. Eles se deixam distrair pelo prazer imediato ou pela gratificação. Mas se você quiser ter sucesso, deve estar disposto a sacrificar os prazeres de curto prazo pelo sucesso a longo prazo.


Uma coisa que aprendi e compartilho contigo:


Não existe bônus sem ônus. É uma espécie de lei natural da nossa vida.

Então, como você pode se tornar mais disciplinado?


Comece definindo metas claras e desenvolva um plano de ação. Em seguida, dê pequenos passos todos os dias para se aproximar de sua meta. Monitore as distrações (tentações), seja paciente e consistente e, provavelmente, você chegará ao seu destino.


Pegou a visão? BoraVoar!


Sobre Diego Maia


Criador do projeto editorial Pílulas de Otimismo, Diego Maia é considerado pelo Google o palestrante de vendas mais contratado do Brasil. Atuante no mercado do conhecimento desde 2003, já ministrou mais de 1600 palestras no Brasil, Estados Unidos, México, Argentina e Portugal.


Como empreendedor, já comprou e vendeu diversas empresas. Atualmente se dedica a administração de dois negócios, um deles é o CDPV, mantenedor da Academia de Vendas.


Diego Maia é autor de sete livros de vendas e gestão de vendas, dentre eles o “7 Princípios da Venda” e “Os 10 Mandamentos do Vendedor Profissional”.


Desde 2009 produz e apresenta o podcast de vendas BoraVoar: o conteúdo é publicado diariamente e está disponível em diversos players de música, dentre eles o Spotify.


Aperte o play e escute um episódio do BoraVoar:



Pílulas de otimismo é um projeto editorial criado por Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado da atualidade.






Comments


bottom of page