• Diego Maia

Reclamar é clamar duas vezes

Hoje o palestrante de vendas Diego Maia faz uma reflexão sobre insatisfação com o trabalho



Você conhece alguém que vive reclamando do trabalho? Insatisfeito, descontente com a profissão, com a empresa? Sem dúvida alguma esse não é o projeto de vida de ninguém, mas muita gente vive assim.

Ao longo dos anos estudando o universo empresarial eu aprendi, a grosso modo, que a porta de entrada para este comportamento nefasto é a reclamação, acompanhada por uma postura passiva em relação as bordoadas que a vida nos dá.


Porque reclamação é igual a areia movediça. Quanto mais você reclama, mais você afunda num lamaçal podre, de onde é muito difícil sair.

Quem reclama demais chama para si o objeto da sua reclamação. Ou seja, ele clama duas vezes para que aquilo aconteça.


Então se você está descontente com o seu trabalho, se ele não te dá mais prazer, se você não se sente motivado, se você não tem vontade nem de levantar da cama para ir trabalhar, é hora de rever essa história.


Continuar assim, para mim, é pura escravidão. Aquilo que eu tenho chamado por aqui de escravidão moderna.


Sobre o Diego Maia


Diego Maia é o palestrante de vendas mais contratado do Brasil. Com 6 livros publicados, atua no mercado de palestras e treinamentos de vendas desde 2003. Apresenta o BóraVoar, programa que está no ar em diversas emissoras de rádio como Antena 1 (103,7 FM Rio de Janeiro) e Mais Brasil News (101,7 FM Brasília). O programa também é publicado diariamente em todos os aplicativos de podcasts.


Diego Maia é CEO do CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas), escola de vendas pioneira no Brasil, especializada em treinamentos de vendas presenciais e online.